quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Depois de muito tempo...

Oiê! Resolvi postar porque praticamente, dois anos se passaram desde a cirurgia. Estava revendo alguns posts e a linha do tempo do Facebook. No dia 08 de janeiro, ou seja, um dia depois do meu último post, o médico me liberou para todas as atividades físicas! Ele me alertou de que eu deveria ir no meu ritmo e que meu limiar seria a dor e nada de tomar analgésico antes das atividades, para evitar uma provável dor... hehehe...

Lembro que no começo foi meio esquisito pedalar, o joelho dava umas travadas e doía se eu forçava muito, e depois da academia, sempre um gelo nele!!! Tive épocas de altas e baixas da musculação e descobri que é bom sempre estar em alta com ela, porque daí, meu joelho não dói! Quando estava mais afastada da musculação, sentia que meu joelho doía em coisas do cotidiano, principalmente subir e descer escadas.

Desde que eu me lembre, meus joelhos sempre hiperflexionaram bastante (a terceira figura):

                                             

Depois da cirurgia, o direito não fez mais isso, mas o esquerdo continuou... daí que eu comecei a perceber um pouquinho de instabilidade no joelho esquerdo, comentei com o médico, que me mandou fazer uma ressonância dele, tal qual o resultado:

 "Indefinição do Ligamento Cruzado Anterior, sugerindo lesão completa crônica..."

Ahhhhh... Juro que não acreditei que o esquerdo estava com o mesmo problema... nunca saiu do lugar, nunca doeu... aff... e, no dia que eu fui fazer o tal exame, eu tomei o maior chá de cadeira no Delboni porque uma das máquinas havia quebrado. A gente tem que preencher um monte de papelada explicando o porquê do médico ter pedido e eu havia escrito que havia uma suspeita de rompimento do LCA, daí, eu fiquei achando que o cara do exame só escreveu isso porque eu já tinha colocado no motivo do exame... =(

Voltei ao médico e pela imagens, ele disse que realmente eu não tinha o ligamento anterior, mas que, se não estava doendo, nem incomodando, ele não ia mexer e ainda acrescentou que a lesão não era recente... pensei de novo que foi a musculação que segurou tudo!!!  


Continuei com as minhas atividades físicas: musculação, corridas, aulas de Bike, Body Combat, Body Attack, Power Jump, Body Pump... tomando algum analgésico e fazendo gelo quando sentia mais dor, o que NÃO era sempre e tomando cuidado com o joelho, até mais do esquerdo (o rompido) do que com o direito (o operado), nunca mais senti meu joelho inchar. Ah, também não dou mais Jump Kick nas aulas de Combat, mas acho que é mais um efeito psicológico, e se pular e romper de novo, né, ainda mais sabendo que o joelho esquerdo não tem ligamento?!


Meus treinos da musculação são sempre mais voltados para o fortalecimento de pernas e só tem um exercicíco que tenho dificuldade em realizar que é o afundo: aqui o joelho dói, mas substituo com outros exercícios!!!


                                                     

Deixo como dica, sempre fortalecer as pernas, como disse anteriormente, foi a musculação que "segurou" os joelhos. Felizemente, não tive problemas nos meniscos, então eu acho que pode ser por isso que eu não tenha sentido dores também.

Outra dica: obedecer as ordens médica e fisioterápicas, dá uma impaciência, querer sair fazendo tudo que a gente fazia antes, mas eu acho que eu só não sinto dores como posso fazer tudo que fazia antes por causa disso.




5 comentários:

  1. Oi ! Estou voltando aqui para te passar como anda minha vida (comentei teu último post). Voltei a jogar futebol com 7 meses de PO. Estou há 1 ano e 7 meses operado e estou muito bem, faço agachamentos completos e a extensão e flexão da perna estão excelentes. Só sinto dores no parafuso que foi colocado no fêmur. Ele está sendo expelido, mas não me atrapalha em nada. Boa sorte aí, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá... Vc indicaria o Dr. Marcelo Kubota como cirurgião para joelho? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bom? Eu gostei bastante do Dr. Marcelo, foi indicação de um vizinho meu que é educador físico e joga bola. Mas antes, fui a 3 ortopedistas até chegar no Dr. Marcelo. Vale a pena consultar alguns, conversar bastante, perguntar e se sentir confortável e confiança no médico.

      Excluir
    2. Olá, Katia... Obrigada pelo retorno. Já passei com 2 médicos e meu filhote de 11 anos precisa operar o joelho, procurando por opiniões sobre o Dr Kubota (que atende pelo meu plano), encontrei seu blog... Agendei uma consulta com ele para dezembro... :)

      Excluir
    3. Ih, tadinho, tão novinho e já vai ter que operar o joelho? Esse meu vizinho que indicou o Dr. Marcelo também passou por cirurgia com ele. Como disse no blog, o importante também é respeitar o tempo de recuperação e a fisioterapia. Passados 3 anos, já voltei a todas as minhas atividades físicas e raramente sinto dores no joelho. Boa sorte ao filhote e depois me conte sobre a evolução da cirurgia dele! Que bom que meu blog pode ajudá-los!

      Excluir